2º Seminário Virtual 3R Capacita: Integridade no setor público - a confiança como bem público nacional

10 HORAS AULA COM DIREITO A CERTIFICADO. Os 5 primeiros inscritos terão participação on line no primeiro dia.

-Os 5 primeiros inscritos terão participação especial on line nas duas dinâmicas do primeiro dia.

 

Caro(a) servidor (a),

participe do nosso 2º Seminário Virtual 3R Capacita confirmado para os dias 17, 18, 19 e 20 de agosto de 2020.

A inscrição dá direito:

-Acesso prévio aos links de transmissão.

-Acesso aos materiais utilizados.

-Possibilidade de reassistir as palestras por 6 meses.

-Certificado.

 

 

 

Ementa do Seminário:

1º Dia – 17/08 – segunda – 19:00h às 20:15h

Palestrante: Prof. Dr. Giovanni Pacelli

Moderador: Prof. Dr. Renato Fenili 

Tema: Reflexões sobre fatos e dados culturais da Dinamarca relacionados com a confiança (trust e confidence).

Subtópicos:

- Modo de vida dinamarquês.

- O modelo mental do "TRUST".

- Indicadores de confiança.

 

1º Dia – 17/08 – segunda – 20:15h às 21:30h

Palestrante: Prof. Dr. Giovanni Pacelli

Moderador: Prof. Dr. Renato Fenili 

Tema:Integridade aplicada ao setor público a partir de uma perspectiva do serviço público na Dinamarca.

Subtópicos:

- Dados históricos.

- Estrutura administrativa.

- CODE VII.

- Condutas esperadas no serviço público.

- Condutas privadas que podem ou não impactar no serviço público.

 

2º Dia – 18/08 – terça – 19:00h às 20:30h

Palestrante: Prof. Dr. Renato Fenili 

Moderador: Prof. Dr. Marcus Braga

Tema: Corrupção pública e a natureza humana: insights da economia comportamental

Subtópicos:

-Cultura e poder

-Corrupção e autoimagem

-Experimentos de Dan Ariely

-Corrupção e má gestão pública

 

3º Dia – 19/08 – quarta – 19:00h às 20:30h

Palestrante: Prof. Esp. Jetro Coutinho

Moderador: Prof. Me. Antônio Netto

Tema: Compliance em estatais

Subtópicos:

-Integridade e Compliance

-Cultura Organizacional

-Compliance e Governança

-Compliance e Valor

 

4º Dia – 20/08 – quinta – 19:00h às 20:30h

Palestrante: Prof. Me. Thiago Ávila

Moderadora: Prof. Esp. Luciana de Paula (mestranda em Economia pelo IDP)

Tema: Transparência Pública para o fortalecimento da Boa Governança

Subtópicos:

 - Fundamentos da Transparência Pública.

- Transparência Ativa e Transparência Passiva.

- Transparência para a Boa Governança em Saúde.

- Transparência para a Boa Governança de compras públicas.

Abertura

Aula Demonstrativa

Módulo 1

1 - Abertura

Módulo 2

2 - Reflexões sobre fatos e dados culturais da Dinamarca relacionados com a confiança (trust e confidence).

Módulo 3

3 - Integridade aplicada ao setor público a partir de uma perspectiva do serviço público na Dinamarca.

Módulo 4

4 - Corrupção pública e a natureza humana: insights da economia comportamental

Módulo 5

5 - Compliance em estatais

Módulo 6

6 - Transparência Pública para o fortalecimento da Boa Governança

Jetro Coutinho

  • Prof. Jetro Coutinho

  • Cargo: Diretor de Governança de Segurança da Informação e Proteção de Dados Pessoais no Tribunal de Contas da União (TCU)
  • Bacharel em Administração pela Universidade de Brasília (UnB), pós-graduado em Direito Financeiro e Tributário (i), em Direito Administrativo (ii), em Gestão (iii) e Planejamento,(iv) Empresarial e em Administração Pública (v).

     

  • É especialista em gestão de riscos e controles internos e Auditor Federal do TCU, órgão no qual seus trabalhos têm sido premiados no prêmio Reconhe-Ser, que identifica os destaques no órgão. É membro do Grupo de Trabalho de Gestão de Riscos em Processos de Fiscalização do Tribunal.

     

  • Foi supervisor e coordenador do Levantamento de Governança do Tribunal de Contas da União (iGG e iGov) e foi Diretor da área de auditoria de Governança no Tribunal.

     

  • Representou o Brasil nas missões oficiais do TCU para a Turquia (Força Tarefa em Auditoria de Ética), Bulgária e Croácia (Study Visit em parceria com o Banco Mundial para conhecer o Sistema de Controle Interno desses países) e França (54ª Sessão do Comitê de Governança Pública da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

Renato Fenili

  • Prof. Renato Fenili

  • Cargo: Subsecretário de gestão do Estado de São Paulo
  • Presidente da Comissão de Transição da NLL no Estado de São Paulo
  • Ex-Secretário de Gestão do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos

     

  • Ex-Diretor da Central de Compras da Câmara dos Deputados.

     

  • Ex-Diretor e idealizador do Laboratório de Inovação em Compras Públicas (Lab-Comp) da Câmara dos Deputados, o primeiro do gênero na América Latina.

     

  • Gerente da área temática de Licitações Sustentáveis, na Câmara dos Deputados.

     

  • Pós-doutorando em Administração, em pesquisa que investiga as compras e contratações públicas como preditoras dos objetivos de  desenvolvimento sustentável da ONU.

     

  • Mestre e Doutor em Administração pela Universidade de Brasília – UnB.

     

  • Pós-graduado (especialização) em Gestão de Materiais e Patrimônio.

     

  • Colaborador junto à Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), responsável pela reestruturação do curso de Gestão de Materiais e Patrimônio oferecido por aquela instituição.

     

  • Docente do Programa de Lideranças em Logística Pública. Palestrante da Escola Nacional de Administração Pública, desde 2013.

     

  • Autor das obras Governança em Aquisições Públicas: teoria e prática à luz da realidade sociológica (Impetus, 2018), Boas Práticas Administrativas em Compras e Contratações Públicas (Impetus, 2015) e Gestão de Materiais (ENAP Didáticos, 2015), entre outras.

     

  • Docente no Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados.

     

  • Docente em cursos de Pós-Graduação no Instituto de Gestão, Economia e Políticas Públicas.

     

  • Pesquisador, vinculado à Universidade de Brasília, nas temáticas inovação, cultura, práticas sociais e desempenho.

     

  • Oficial da reserva não remunerada da Marinha do Brasil.

Giovanni Pacelli

  • Prof. Giovanni Pacelli

  • Cargo: Auditor Federal
  • Doutor e mestre em Ciências Contábeis pela UnB (programa Unb - Ufpb - Ufrn).

  • Instrutor da ENAP (Escola Nacional de Administração Pública) em 2021, 2022 e 2023 na Certificação Avançada de Desenvolvimento de Líderes em Orçamento e Finanças Públicas.

  • Agraciado em 2019 com três prêmios de Excelência pela Controladoria-Geral da União (avaliação pelos pares): prêmio nacional no valor Transparência; prêmio nacional no valor Imparcialidade; prêmio de agente destaque na unidade: regional Ceará.

  • Fez parte da equipe agraciada em 2020 com dois prêmios pela Controladoria-Geral da União: (i) Trabalho Destaque da SCC (Secretaria de Combate à Corrupção): o Controle no Combate à Corrupção; e (ii) Trabalho Destaque da OGU (Ouvidoria-Geral da União): Tratamento e Qualificação de Denúncias da COVID.

  • Em 2022, sua unidade regional gerou R$ 2,49 bilhões de benefícios financeiros: 1ª posição do ranking nacional. Liderou a Superintendência da Regional da CGU Ceará de dezembro de 2018 a fevereiro de 2023.

  • Atualmente atua no monitoramento de programas de integridade em órgãos entidade federais.

Thiago Ávila

Doutorando em Administração Pública e Governo pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP).
Mestre em Modelagem Computacional do Conhecimento pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), com a dissertação “Uma Proposta de Modelo de Processo para Publicação de Dados Abertos Conectados Governamentais”. Tem MBA em Gerência Executiva de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Bacharelado em Ciência da Computação pela UFAL.
Professor eCoordenador de cursos de pós-graduação e de educação corporativa em temas como Governo Digital, Serviços Públicos, Transparência, Acesso a Informação e Cidades Inteligentes.

Servidor público do Estado de Alagoas há 20 anos, atualmente está como Superintendente de Modernização da Gestão da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas. Fundou e coordenou nacionalmente (2019-2020) o Grupo de Trabalho para a Transformação Digital nos Governos Estaduais e Distrital (www.gtdgov.org.br) pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Adminstração - CONSAD.

Fundador do Portal Transparência e Governo Aberto, especializado em temas relacionados a Governo Digital, Transparência, Acesso à Informação e Aprimoramento da Oferta de Serviços Públicos (www.governosabertos.com.br)

Luciana de Paula Marinho

Experiência Acadêmica

·  Graduada em Administração pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

·  Pós-graduada em Auditoria Fiscal e Tributária (UCDB).

·  Mestranda em Economia (IDP).

· Palestrante e professora em diversos temas: Planejamento Público, Governança Pública, Gestão de Riscos, Gestão de Projetos, Licitações e Contratos, Combate à Fraude e Corrupção, Compliance, Administração Financeira e Orçamentária e Finanças Públicas Instrutora do Instituto Serzelho Corrêa – ISC, Professora de pós-graduação Unileya/estratégia.

 

Cargo: Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União – atualmente gestora.

 

Cargos exercidos anteriormente:

Cargos Públicos: Secretaria de Planejamento do Estado do Piauí - SEPLAN/PI.

Função: Analista de Planejamento e Orçamento.

Áreas de Atuação:

·         Elaboração dos Instrumentos de Planejamento (PPA - LDO -LOA).

·         Monitoramento e Avaliação das Ações do Estado (Ações Estratégicas).

·         Elaboração da Mensagem de Governo e Balanço Ações do Estado (trabalho em que coordenei uma equipe de mais de 30 pessoas).

·         Coordenação de Políticas Públicas em Áreas Governamentais

·          Coordenação do Sistema Integrado de Administração Financeira e Orçamentária (SIAFE-PI).

·          Acompanhamento e Assessoramento das Unidades Gestoras (Setoriais) em matéria de Planejamento e Orçamento Público.

·         Ministrou palestras/Cursos para Órgãos Públicos: Planejamento Governamental - Orçamento Público - Oficinas de elaboração da LOA 2017.

·         Curso de elaboração do Plano Plurianual (PPA) municipal (Congresso das Cidades).

·         Participação de Cursos Promovidos pelo Banco Mundial no Projeto Piauí: Pilares de Crescimento e Inclusão Social nas modalidades para financiamento de Política de Desenvolvimento (Development Policy Loan - DPL) e na modalidade de Financiamento de Abordagem Multissetorial (Investment Project Financing IPF).

·          Participou da criação e coordenou a Rede de Planejadores do Piauí : REDEPLAN.

·         Elaboração do Balanço das Ações do Estado - Tema 2016: "As linhas que tecem o nosso desenvolvimento".

·         Coordenação de projeto de capacitação de servidores públicos do Estado do Piauí.

·         Apoio técnico na elaboração de Projeto de Parceria em Investimentos com a Missão Japonesa no Piauí: Potencialidades nas seguintes áreas: Mineração - Turismo - Agronegócio - Energias Renováveis - Infraestrutura - Incentivos Fiscais - Educação - Saúde e Parcerias Público- Privadas.

·         Participação de Encontro Técnico: Nordeste 2030 - Desafios e Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável e Diálogo Público - Nordeste 2030 - Desafios e Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável promovido pelo TCU (acompanhando e assessorando Governador do Estado do Piauí).

EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS

Função: Administradora

·         Gestora na área de Planejamento e sistema de Informação da Diretoria do Estado do Piauí. Responsável em gerir equipe e implantar novos projetos de abertura de agências ou modernização.

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