A contratação direta da Nova Lei de Licitações - Dispensa, Inexigibilidade e Dispensa Eletrônica

Do planejamento da contratação à gestão do contrato, com base na legislação, nas boas práticas e no referencial da IN 67/2021

R$ 575,00 ou 10X de R$ 57,50
FINALIZAR COMPRA

Apresentação
Com o advento da Lei nº 14.133, de 2021, passou a ser exigida a adoção de diversos controles e procedimentos relativos às contratações diretas por Dispensa e Inexigibilidade de Licitação, que antes não tínhamos na norma geral de licitação.

A autuação do processo administrativo de contratação direta passou a ser mais complexa e exige novos artefatos, inclusive de planejamento, além de novas exigências afetas ao cumprimento do princípio constitucional da publicidade.

De forma pioneira, a Secretaria de Gestão do Ministério da Economia editou a Instrução Normativa nº 67, de 8 de julho de 2021, criando o Sistema de Dispensa Eletrônica, disciplinando o uso da contratação direta da nova lei de licitações e trazendo diversas soluções novas em relação aos procedimentos adotados no processo administrativo de contratação direta, especialmente em relação ao uso da disputa como forma de seleção do fornecedor.

Assim, o curso visa identificar e discutir os fundamentos da contratação direta, além de ensinar a operacionalizá-la na prática, nivelando conhecimentos e mitigando assimetrias de informação, para o aumento da eficiência e da segurança jurídica da contratação pública.


Público alvo
Gestores das áreas demandantes, autoridades decisoras, técnicos que atuam na área de contratação direta, procuradores, consultores jurídicos e advogados em geral, controladores, conformistas, agentes públicos em geral, além de fornecedores, consultores, assessores e demais interessados no tema.

 

Conteúdo programático (principais tópicos)

-A importância da eficiência e da legalidade para o estudo da contratação direta

-A importância do planejamento da contratação e o controle do fracionamento

-Como autuar o processo administrativo de contratação direta pela NLLC

-As hipóteses e os requisitos legais para o uso da dispensa de licitação

-As hipóteses e os requisitos legais para o uso da inexigibilidade de licitação

-O Sistema de Dispensa Eletrônica

-O Sistema de Registro de Preços e a contratação direta

-Formalização do contrato administrativo da contratação direta


Modalidade e carga horária
Online ao vivo: 15h (3h por dia, de segunda a sexta,)


Data e horário
04 a 08/07/2022 das 08:00 às 11:00

 



 
 

Módulo 1

1 -

Ronaldo Corrêa

Servidor público federal, atua há mais de quinze anos com logística pública, foi chefe do Setor de Administração e Logística Policial na Polícia Federal, Coordenador de Licitações na Controladoria-Geral da União e chefe da Divisão de Licitações no Ministério da Justiça e Segurança Pública. Graduado em Logística e pós-graduado em Direito Administrativo e Gestão Pública, atua como docente em programas de pós-graduação na Escola Mineira de Direito (EMD), no Instituto Goiano de Direito (IGD) e no Instituto de Pós-graduação e Graduação (IPOG), além de atuar como conteudista e instrutor de cursos no programa Gestão da Logística Pública da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e em cursos de licitação e contratos administrativos em outras instituições públicas e privadas. É articulista e também desempenha a função de moderador na comunidade Nelca de compradores públicos desde 2010.

 

QUEM COMPROU ESTE CURSO, TAMBÉM COMPROU:

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato!
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação!