Programa de Formação e Desenvolvimento para ORDENADORES DE DESPESAS

PROGRAMA 100% AOVIVO ONLINE - 07 DE OUTUBRO A 04 DE DEZEMBRO DE 2025

R$ 3.970,00 ou 10X de R$ 397,00
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OBJETIVO DA IMERSÃO

Essa formação possui os seguintes objetivos:

  • Reduzir o risco de responsabilização pessoal ao capacitar gestores sobre as cautelas necessárias para assinar empenhos e contratos com segurança jurídica, alinhadas à jurisprudência atualizada.
  • Capacitar os participantes para dominar o ciclo completo da despesa pública, desde o planejamento orçamentário até a fiscalização contratual, garantindo mais autonomia e menos dependência da assessoria jurídica.
  • Atualizar profundamente os servidores quanto à Lei 14.133/21, à LINDB, à LRF e aos novos dispositivos que impactam diretamente a atuação de ordenadores de despesas.
  • Oportunidade de encontro técnico e individualizado com os professores. Possibilidade de diagnóstico e plano de ação personalizados, permitindo soluções específicas para os gargalos de cada órgão.

 

PÚBLICO-ALVO

O programa é direcionado a ordenadores de despesas e gestores que atuam em funções com poder de assinatura de empenhos, contratos ou convênios.

Também se destina a profissionais das áreas de planejamento, controle interno, contabilidade e assessoria jurídica que desejam dominar as boas práticas exigidas pela nova legislação. O curso é especialmente útil para quem já ocupa posições de liderança ou aspira a cargos de maior responsabilidade em órgãos públicos.

 

BENEFÍCIOS INCLUSOS

  • Duração de 2 meses de imersão.
  • Encontros ao vivo + acesso por 6 meses.
  • Sessões individuais com diagnóstico e plano de ação.
  • Acompanhamento de especialistas com experiência no TCU e CGU.
  • Kit com livros exclusivos dos autores.
  • Certificação reconhecida nacionalmente.

 

CONTEUDO PROGRAMÁTICO

1º ENCONTRO
O Papel do Ordenador de Despesas (OD) nas Organizações Públicas;

2º ENCONTRO
Definição de responsabilidade do ordenador de despesa;

3º ENCONTRO
Execução Orçamentária e Financeira;

4º ENCONTRO
Planejamento e Monitoramento Orçamentário;

5º ENCONTRO
Contratação Direta;

6º ENCONTRO
Gestão Contábil e Patrimonial;

7º ENCONTRO
Procedimentos de Estruturação de controles internos;

8º ENCONTRO
Gerenciamento de suprimento defundos e diárias;

9º ENCONTRO
Fluxo da Contratação e Responsabilidades;

10º ENCONTRO
Fluxo da Contratação e Responsabilidades;

11º ENCONTRO
Gestão e Fiscalização de Contratos e Riscos Contratuais;

12º ENCONTRO
Gestão de Convênios, de Instrumentos Congêneres de emendas parlamentares e Transferências Voluntárias;

13º ENCONTRO
Sistema de registro de preços - SRP;

14º ENCONTRO
Gestão de Casos Sensíveis e Tomada de Decisão sob Pressão;

1º SESSÃO INDIVIDUAL
Diagnóstico Institucional;

2º SESSÃO INDIVIDUAL
Entrega do plano de ação;

 

VANTAGENS

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E ESPECIALIZAÇÃO

  • Atualização completa em legislação, normas e jurisprudência;
  • Diagnóstico individual e plano de ação próprio para seu órgão;
  • Formato ideal para quem tem rotina intensa: ao vivo + gravado.

IMPACTO DIRETO NA GESTÃO PÚBLICA

  • Melhoria na segurança jurídica das decisões;
  • Agilidade na contratação e execução orçamentária;
  • Cultura de responsabilização e profissionalismo institucional.

BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS

  • Box com 2 livros dos autores;
  • Rede de contatos com profissionais de diversos estados;
  • Acesso a materiais aplicáveis imediatamente no seu órgão.

RETORNO PARAA INSTITUIÇÃO

  • Gestores mais seguros evitam erros, glosas e responsabilizações;
  • Processos mais ágeis e eficientes na gestão da despesa;
  • Fortalecimento da governança e da imagem institucional perante órgãos de controle.

 

INVESTIMENTO

Atribui-se o seguinte investimento:

Evento online: R$ 3.970,00 por aluno;

Incluso: 14 encontros ao vivo + 2 sessões individuais + Material exclusivo do curso + Box com 2 livros dos autores

 

TERMOS DE PAGAMENTO

Após a emissão da Nota de Empenho a Entidade deve apresentar ao 3RCAPACITA pelo email comercial@3rcapacita.com.br ou para o WhatsApp (85) 99153-1001 a Nota de Empenho e a lista de servidores que participarão do curso, em até 10 dias antecedentes ao início do curso, constando: nome completo, CPF, email, telefone, cargo e departamento.

Após a inscrição, cada servidor receberá o link para acesso a plataforma, bem como o usuário e senha.

O pagamento do curso deverá ser efetuado em até 10 dias após a emissão da nota fiscal do curso sob pena de multa de 10% e juros de mora de 1% ao mês.

 

O pagamento deverá ser efetuado em nome do seguinte favorecido:

3R CAPACITA COMERCIO DE MATERIAIS DIDATICOS E SERVICOS EDUCACIONAIS LTDA (CNPJ: 32.380.894/0001-89)

Banco Santander - 033; CNPJ: 32.380.894/0001-89; Agência: 3067; Conta Corrente: 13003630-0; PIX: financeiro@3rcapacita.com.br

Endereço: SCN Quadra 04 Bloco B Sala 702 Parte 3372 Edifício Varig Asa Norte Brasília-DF.

 

Enviar a Ordem Bancária para: comercial@3rcapacita.com.br ou para o zap (85) 99153-1001.

 

ACESSE AO EBOOK PARA MAIS INFORMAÇÕES

 

EVENTO SUJEITO À CONFIRMAÇÃO MEDIANTE QUÓRUM MÍNIMO

Módulo 1

1 - Programa de Formação e Desenvolvimento para ORDENADORES DE DESPESAS

Módulo 2

2 - O Papel do Ordenador de Despesas (OD) nas Organizações Públicas;

Módulo 3

3 - Definição de responsabilidade do ordenador de despesa;

Módulo 4

4 - Execução Orçamentária e Financeira;

Módulo 5

5 - Planejamento e Monitoramento Orçamentário;

Módulo 6

6 - Contratação Direta;

Módulo 7

7 - Gestão Contábil e Patrimonial;

Módulo 8

8 - Procedimentos de Estruturação de controles internos;

Módulo 9

9 - Gerenciamento de suprimento defundos e diárias;

Módulo 10

10 - Fluxo da Contratação e Responsabilidades;

Módulo 11

11 - Fluxo da Contratação e Responsabilidades;

Módulo 12

12 - Gestão e Fiscalização de Contratos e Riscos Contratuais;

Módulo 13

13 - Gestão de Convênios, de Instrumentos Congêneres de emendas parlamentares e Transferências Voluntárias;

Módulo 14

14 - Sistema de registro de preços - SRP;

Módulo 15

15 - Gestão de Casos Sensíveis e Tomada de Decisão sob Pressão;

Módulo 16

16 - Diagnóstico Institucional;

Módulo 17

17 - Entrega do plano de ação;

Giovanni Pacelli

  • Prof. Giovanni Pacelli

Doutor e mestre em Ciências Contábeis pela UnB (programa UnB - UFPB - UFRN).

Integrante da Ordem do Mérito da CGU – grau comendador.

Condecorado com a Menção de Louvor da Câmara Legislativa do DF por sua atuação na área contábil.

Autor de 5 obras na Editora Juspodivm: (i) AFO, (ii) Contabilidade Geral, (iii)m Contabilidade Pública, (iv) Compliance e Integridade no Setor Público e Privado; (v) Guia de Sobrevivência do Ordenador de Despesas.

Professor do IBMEC desde 2023 na disciplina Contabilidade Tributária e IFRS do Master of Laws (LLM).

Professor na LEC (Legal, Ethics e Compliance).

Coordenador desde 2023 Master e Professor nas Pós-Graduações da Unyleya e 3R Capacita: (i) Controladoria e Contabilidade Aplicadas ao Setor Público; (ii) Compliance e Integridade no Setor Público; (iii) Detecção e Combate a Fraudes e Ineficiências no Setor Público; (iv) Licitações e Contratos sob a perspectiva da Lei n 14.133/2021.

Instrutor da ENAP (Escola Nacional de Administração Pública) (2021-2025) na Certificação Avançada em Desenvolvimento de Gerentes em Orçamento e Finanças Públicas, e no Curso Gestão Executiva em Ordenação de Despesa (2024-2025).

Atua como professor, palestrante e mentor em site solo voltado para concursos e no site do 3R Capacita em cursos profissionais nas temáticas Orçamento Público, Contabilidade Pública e Integridade.

Agraciado em 2019 com três prêmios de Excelência pela Controladoria-Geral da União (avaliação pelos pares): prêmio nacional no valor Transparência; prêmio nacional no valor Imparcialidade; prêmio de agente destaque na unidade: regional Ceará.

Fez parte da equipe agraciada em 2020 com dois prêmios pela Controladoria-Geral da União: (i) Trabalho Destaque da SCC (Secretaria de Combate à Corrupção): o Controle no Combate à Corrupção; e (ii) Trabalho Destaque da OGU (Ouvidoria-Geral da União): Tratamento e Qualificação de Denúncias da COVID.

Em 2022, sua unidade regional gerou R$ 2,49 bilhões de benefícios financeiros: 1ª posição do ranking nacional.

Em 2023, fez parte da equipe responsável pela elaboração e publicação do Modelo de Maturidade de Integridade Pública 1.0 da Secretaria de Integridade Pública/CGU que lhe rendeu em 2025 o prêmio de Trabalho Destaque da CGU - Eixo Educação e Cultura Ética e Integridade.

Auditor Federal de Finanças e Controle desde 2009, atuou: como Chefe de Divisão e Coordenador-Geral no Controle de Qualidade dos Serviços de Auditoria (2011-2014) da Secretaria Federal de Controle da CGU, como editor-chefe na Revista da Controladoria-Geral da União da 10 a 14 edições (2015-2017), como Coordenador-Geral na área de Governança, Desenvolvimento Institucional e Planejamento Estratégico (2014-2018) da Secretaria-Executiva da CGU, como Ordenador de Despesas (2015-2018) do PROPREVINE (Empréstimo junto ao BID), como Conselheiro do Regime de Recuperação Fiscal do Estado do Rio de Janeiro (2017-2018), como Assessor Especial na Presidência da República (2018), como Superintendente da CGU-Regional Ceará (2018-2023), na Secretária de Integridade Pública (2023) e como Ouvidor da Funasa (2023-2024).

Atualmente é o Secretário de Governança, Integridade de Transparência da UNILAB.

Francisco Netto

  • Prof. Francisco Netto

     

  • Autor pela Editora juspodivm na área de compliance e integridade. Professor de Direito Constitucional e Direito Administrativo em Nível superior. Palestrante em eventos de Direito Público e gestão de alcance profissional e acadêmico.

     

  • Ex-vice presidente do Conselho Nacional de Controle Interno – CONACI

     

  • Ex-Controlador Geral do Estado de Rondônia –CGE-RO(desde 2016-2023)

     

  • Auditor fiscal da Secretaria de Estado de Finanças do Estado de Rondônia SEFIN-RO–desde 2010

     

  • Ex-assessor do Ministério Público de Contas – MPC/TCE-RO

     

  • Ex-auditor de controle externo do Tribunal de Contas do Estado 2008/2010

     

  • Mestre em administração e formado em matemática e em Economia

     

  • Experiência em grupos de trabalho no Brasil e no Exterior, tais como a iniciativa de combate a corrupção como a ENCCLA – Estratégia nacional de combate a corrupção e lavagem de dinheiro (junto ao Ministério da Justica) e foi Coordenador do Grupo de Padronização de Normas Internacionais de Auditoria Interna do CONACI/Banco Mundial(2017/2019)

     

  • Professor de gestão e direito publico para concursos públicos

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