Gestão Executiva em Orçamento Público: Planejamento, Execução e Avaliação (24h)

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Esses cursos são cursos INCOMPANY remunerados e são montados de acordo com a solicitação do órgão. Assim, estão no site apenas para divulgação do curso e instrutor. Clique na opção “aceitar presente” e solicite sua proposta.

O que este curso vai te proporcionar? 

Este curso proporcionará aos participantes as seguintes competências e habilidades:

  • Conhecer os pontos críticos orçamentários a serem observados pelos gestores antes da implementação de uma política pública.
  • Conhecer a estrutura da administração pública aplicada ao orçamento.
  • Compreender os princípios, classificações da despesa e classificações da receitas aplicados ao orçamento.
  • Compreender a estrutura da LOA.
  • Compreender a integração entre o Executivo e demais Poderes no processo de elaboração da LOA.
  • Aplicar os conhecimentos adquiridos na prática para calcular os principais limites fiscais de Ente público.
  • Aplicar os conhecimentos adquiridos na prática para gerir a execução orçamentária com ênfase: no contingenciamento, nos restos a pagar e nas emendas.
  • Conhecer modelos de governança e ferramentas de avaliação da qualidade do gasto.

 

Para quem se destina?

  • Governadores, Prefeitos, Senadores, Deputados e Vereadores.
  • Analistas de Planejamento e Orçamento.
  • Ordenadores de Despesas.
  • Servidores públicos federais, estaduais e municipais que exerçam planejamento estratégico orçamentário, consultores de orçamento do legislativo, assessores.

 

CONTEÚDO PROGRMÁTICO

UNIDADE DIDÁTICA I – ASPECTOS GERAIS

-Bloco 1: Fase pré-LOA (pontos críticos orçamentários na fase de pré-planejamento).

-Bloco 2: Estrutura da administração pública aplicada à elaboração da LOA e os 3 orçamentos.

-Bloco 3: Princípios orçamentários aplicados à elaboração da LOA.

-Bloco 4: Classificações obrigatórias da despesa orçamentária na gestão orçamentária.
-Bloco 5: Classificações obrigatórias da receita orçamentária na gestão orçamentária.

UNIDADE DIDÁTICA II– ASPECTOS ESTRUTURAIS

-Bloco 6: Mosaico da LOA.

-Bloco 7: Corpo Textual da LOA.

-Bloco 8: Anexos e Volumes da LOA.

-Bloco 9: Integração da LOA com o PPA (Programas, Objetivos, Indicadores e Metas) e com a LDO (AMF, ARF, Reserva de Contingência).
-Bloco 10: Integração entre Executivo e demais Poderes (Propostas, Duodécimos e Emendas Impositivas).

UNIDADE DIDÁTICA III – ASPECTOS FISCAIS

-Bloco 11: Estimativa da Receita.

-Bloco 12: Receita Corrente Líquida.

-Bloco 13: Gastos constitucionais com manutenção e desenvolvimento do ensino.

-Bloco 14: Gastos constitucionais com ações e serviços públicos de saúde.

-Bloco 15: Gastos com Pessoal.

-Bloco 16: Gastos constitucionais com o Poder Legislativo Municipal.

-Bloco 17: Regra de Ouro.

-Bloco 18: Gastos constitucionais com precatórios (inclui regime especial).

-Bloco 19: Gestão da Dívida Consolidada e Gastos com Serviço da Dívida.
-Bloco 20: Gastos “quase” Discricionários: sistemáticos e essenciais.

UNIDADE DIDÁTICA IV– EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA

-Bloco 21: Modelos de Governança nível Órgão Setorial e Unidade Orçamentária: casos federais.

-Bloco 22: Gerenciamento do Contingenciamento: com e sem LOA aprovada.

-Bloco 23: Gerenciamento das Emendas Impositivas: casos federais.

-Bloco 24: Créditos Adicionais.
-Bloco 25: Gerenciamento do Encerramento do Exercício: Restos a Pagar.

UNIDADE DIDÁTICA V– MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO GASTO

-Bloco 26: Modelos de Governança nível Ente: CMAP, Gestor e Órgãos de Controle.

-Bloco 27: Análises Descritivas e de Conformidade (requisitos, objetivos, metas, indicadores, desenho, exemplos).

-Bloco 28: Relatórios de Acompanhamento e Avaliação (modelos e exemplos).
-Bloco 29: Ferramentas para avaliar a qualidade do gasto: Correlação, Gestão de Custos, Custo de Oportunidade, Mínimos Quadrados Ordinários, Análise Envoltória de Dados - DEA.

 

FORMAS DE PAGAMENTO

O pagamento deverá ser realizado em nome da 3R CAPACITA COMERCIO DE MATERIAIS DIDATICOS E SERVICOS EDUCACIONAIS LTDA (CNPJ: 32.380.894/0001-89)

Para órgãos públicos, aceitamos nota de empenho, com posterior pagamento na seguinte conta bancária:

Banco Santander - 033; CNPJ: 32.380.894/0001-89 ; Agência: 3067; Conta Corrente: 13003630-0.
Enviar o comprovante com código de autenticação para:

Consultora Emmen Sampaio: comercial@3rcapacita.com.br ou para o zap (85) 9153-1001

Consultora Juliana: juliana@3rcapacita.com.br ou zap (61) 9997-4599

Informar o e-mail cadastrado e o curso.

Giovanni Pacelli

  • Prof. Giovanni Pacelli

Doutor e mestre em Ciências Contábeis pela UnB (programa UnB - UFPB - UFRN).

Integrante da Ordem do Mérito da CGU – grau comendador.

Condecorado com a Menção de Louvor da Câmara Legislativa do DF por sua atuação na área contábil.

Autor de 5 obras na Editora Juspodivm: (i) AFO, (ii) Contabilidade Geral, (iii)m Contabilidade Pública, (iv) Compliance e Integridade no Setor Público e Privado; (v) Guia de Sobrevivência do Ordenador de Despesas.

Professor do IBMEC desde 2023 na disciplina Contabilidade Tributária e IFRS do Master of Laws (LLM).

Professor na LEC (Legal, Ethics e Compliance).

Coordenador desde 2023 Master e Professor nas Pós-Graduações da Unyleya e 3R Capacita: (i) Controladoria e Contabilidade Aplicadas ao Setor Público; (ii) Compliance e Integridade no Setor Público; (iii) Detecção e Combate a Fraudes e Ineficiências no Setor Público; (iv) Licitações e Contratos sob a perspectiva da Lei n 14.133/2021.

Instrutor da ENAP (Escola Nacional de Administração Pública) (2021-2025) na Certificação Avançada em Desenvolvimento de Gerentes em Orçamento e Finanças Públicas, e no Curso Gestão Executiva em Ordenação de Despesa (2024-2025).

Atua como professor, palestrante e mentor em site solo voltado para concursos e no site do 3R Capacita em cursos profissionais nas temáticas Orçamento Público, Contabilidade Pública e Integridade.

Agraciado em 2019 com três prêmios de Excelência pela Controladoria-Geral da União (avaliação pelos pares): prêmio nacional no valor Transparência; prêmio nacional no valor Imparcialidade; prêmio de agente destaque na unidade: regional Ceará.

Fez parte da equipe agraciada em 2020 com dois prêmios pela Controladoria-Geral da União: (i) Trabalho Destaque da SCC (Secretaria de Combate à Corrupção): o Controle no Combate à Corrupção; e (ii) Trabalho Destaque da OGU (Ouvidoria-Geral da União): Tratamento e Qualificação de Denúncias da COVID.

Em 2022, sua unidade regional gerou R$ 2,49 bilhões de benefícios financeiros: 1ª posição do ranking nacional.

Em 2023, fez parte da equipe responsável pela elaboração e publicação do Modelo de Maturidade de Integridade Pública 1.0 da Secretaria de Integridade Pública/CGU que lhe rendeu em 2025 o prêmio de Trabalho Destaque da CGU - Eixo Educação e Cultura Ética e Integridade.

Auditor Federal de Finanças e Controle desde 2009, atuou: como Chefe de Divisão e Coordenador-Geral no Controle de Qualidade dos Serviços de Auditoria (2011-2014) da Secretaria Federal de Controle da CGU, como editor-chefe na Revista da Controladoria-Geral da União da 10 a 14 edições (2015-2017), como Coordenador-Geral na área de Governança, Desenvolvimento Institucional e Planejamento Estratégico (2014-2018) da Secretaria-Executiva da CGU, como Ordenador de Despesas (2015-2018) do PROPREVINE (Empréstimo junto ao BID), como Conselheiro do Regime de Recuperação Fiscal do Estado do Rio de Janeiro (2017-2018), como Assessor Especial na Presidência da República (2018), como Superintendente da CGU-Regional Ceará (2018-2023), na Secretária de Integridade Pública (2023) e como Ouvidor da Funasa (2023-2024).

Atualmente é o Secretário de Governança, Integridade de Transparência da UNILAB.

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