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A Governança de TI busca assegurar que a TI agregue valor ao negócio das organizações, com riscos aceitáveis. Essa definição, simples e rica de significado, consta dos manuais de boas práticas e da jurisprudência do TCU. A avaliação de governança de TI deve enfocar temas e processos que fortaleçam a conexão da TI ao negócio da organização, como por exemplo, envolvimento da alta administração, planejamento, gestão de riscos e de resultados e outros processos que lhes dão suporte. Esse treinamento apresenta, de forma clara e acessível, os principais conceitos e abordagens utilizadas para a avaliação da governança de TI nas organizações, por meio da verificação de controles gerais de governança e de gestão, corporativos ou de TI. A abordagem está fundada tanto na jurisprudência dominante do TCU quanto nos modelos de boas práticas internacionais em governança e gestão de TI, como o Cobit. Trata-se de oportunidade para a instrução, a sensibilização e o envolvimento de qualquer área da organização interessada em avaliar e otimizar o valor da informação para o negócio. Importanteressaltar que não são requeridos conhecimentos especializados em TI.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Governança Corporativa no Setor Público a. Por que isso importa? b. Funções da Governança Corporativa e da Gestão c. Perspectivas de Observação d. Relação principal-agente no setor público
2. Referencial Básico de Governança, elaborado pelo TCU a. Princípios básicos de governança para o setor público b. Diretrizes para a boa governança c. Componentes dos mecanismos de governança d. RGB como critério de auditoria
3. Governança de TI a. Conflito sem fim b. Governança Corporativa x Governança de TI c. Por que governar TI? d. O foco no valor para a organização
4. Dimensões de Valor – Segundo COBIT 5 Dimensão 1: Realização de Benefícios Fundamentos para viabilizar a governança (de qualquer área!) Planejamento e estratégia O planejamento de TI e sua contribuição para o negócio Formas de avaliação
Dimensão 2: Otimização de Recursos O papel de Comitê de TI como estrutura de governança de TI Desafios ao funcionamento do Comitê de TI O que funciona? Formas de avaliação Dimensão 3: Riscos de TI A necessidade de gerir riscos Formas de avaliação
5. Conclusão e fechamento Resultados: o que são e o esforço para alcançá-los
FORMAS DE PAGAMENTO
O pagamento deverá ser realizado em nome da 3R CAPACITA COMERCIO DE MATERIAIS DIDATICOS E SERVICOS EDUCACIONAIS LTDA (CNPJ: 32.380.894/0001-89)
Para órgãos públicos, aceitamos nota de empenho, com posterior pagamento na seguinte conta bancária:
Banco Santander - 033; CNPJ: 32.380.894/0001-89 ; Agência: 3067; Conta Corrente: 13003630-0. Enviar o comprovante com código de autenticação para:
Consultora Emmen Sampaio: comercial@3rcapacita.com.br ou para o zap (85) 9153-1001
Consultora Juliana: juliana@3rcapacita.com.br ou zap (61) 9997-4599
Informar o e-mail cadastrado e o curso.
Daniel Jezini
- Auditor do Tribunal de Contas da União desde 2001, onde atuou como diretor e secretário de fiscalização de TI até 2015.
- Foi coordenador ou supervisor dos levantamentos de governança pública de 2010 a 2018.
- Coautor do referencial básico de governança pública, publicado pelo TCU.
- Assessor no Gabinete do Ministro Aroldo Cedraz de 2019 a 2023.
- Atualmente lidera o processo de revisão do levantamento de governança pública do TCU.
- Professor e palestrante em inúmeros eventos pelo Brasil.
Técnicas de diagnóstico (16 horas): Diagrama de Verificação de Riscos, Análise Stakeholders, Mapeamento de Processo, Diagrama de Ishikawa, Matriz GUT, Mapa de Produtos, Análise RECI, Análise SWOT, árvore de problemas