Público-alvo: Servidores Federais, Estaduais e Municipais que atuam na instrução e na supervisão das contratações públicas: demandantes, gestores, auditores, controladores, assessores jurídicos, colaboradores da área de finanças e ordenadores de despesa. Ao final do curso, o discente será capaz de avaliar criticamente a governança em contratações públicas do seu órgão / entidade, diagnosticando o caminho a seguir a fim de implementar seus artefatos.
Metodologia: O curso é composto por vídeos específicos, uma apostila central, apresentações, artigos e vídeos complementares. Ao final do curso, o aluno será avaliado devendo obter nota superior a 70% para ter direito ao certificado. Há a previsão de uma segunda chamada em caso de insucesso na primeira chamada. Durante o curso, há acompanhamento de tutor por meio de perguntas e respostas.
Instrutor: Renato Fenili, doutor.
Carga Horária: 65 horas
Conteúdo Programático:
I – O conceito de governança: origem, teorias subjacentes e delimitação do construto
1. Introdução e problematização 2. Origens do conceito de governança 3. Teorias organizacionais e o substrato da governança 3.1. A Teoria do Agente-Principal 3.1.1. A Teoria do Agente-Principal aplicada às aquisições e contratações públicas 4. Definição constitutiva de governança e distinção com relação a gestão 5. Análise do conceito de governança em aquisições públicas proposto pelo Tribunal de Contas da União 5.1. Sem liderança, não se faz governança? 5.2. Estratégia e mecanismos de estratégia: uma distinção necessária
II – Modelo de governança das compras e contratações públicas: casando a inovação top down com a bottom-up
1. Introdução e problematização 2. Inovação no setor público e os fluxos top down e bottom up 2.1. Compras públicas e inovação 3. Governança das aquisições na jurisprudência do TCU 3.1. Recomendações afetas ao planejamento 3.1.1. Plano de Logística Sustentável (PLS) 3.1.2. Plano Estratégico de Compras e Contratações 3.1.3. Plano Anual de Compras e Contratações 3.1.4. Políticas e Estratégias Gerais 3.2. Recomendações afetas à organização 3.3. Recomendações afetas à direção 3.4. Recomendações afetas ao controle 4. Concepção do modelo de governança de aquisições 4.1. Variável “PLS” como preditora de outros instrumentos de governança 4.2. Variável “Gestão Estratégica” como preditora de instrumento de governança 4.3. Variável “Gestão por Competências” como preditora de outros instrumentos de governança 4.4. Variável “Estrutura” como preditora de outros instrumentos de governança 4.5. Variável “Gestão de Riscos” como preditora de outros instrumentos de governança 4.6. Apresentação do modelo final
III – Discussão: “A MELHOR GOVERNANÇA EM CONTRATAÇÕES PÚBLICAS: COMPLIANCE OU INOVAÇÃO?”
2 - O conceito de governança: origem, teorias subjacentes e delimitação do construto
Módulo 3
3 - Modelo de governança das compras e contratações públicas: casando a inovação top down com a bottom up
Módulo 4
4 - Vídeos complementares
Módulo 5
5 - Espaço de interação com o professor sobre conteúdos e dúvidas do curso.
Renato Fenili
Prof. Renato Fenili
Cargo: Subsecretário de gestão do Estado de São Paulo
Pós-doutorado pelo Instituto de Biotecnologia da Universidade de Brasília.
Doutor em Administração pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade de Brasília.
Mestre em Administração pela mesma instituição. Pós-graduado em Administração Pública.
Possui graduação em Ciências Navais pela Escola Naval. Ex-diretor de compras da Câmara dos Deputados.
Idealizador do Laboratório de Inovação em Compras Públicas (Lab-Comp), o primeiro do gênero na América Latina.
Atualmente cedido para o Estado de São Paulo na função de Subsecretário de Gestão, ocupou o cargo de Ex-Secretário Nacional de Gestão no Ministério da Economia.
Representante do Brasil na Rede Interamericana de Compras Governamentais (RICG).