12) Grupo de Estudos da Nova Lei de Licitações: link
13) Análise Avançada de Preços em Compras Públicas: Estimativa com Inteligência (Humana e Artificial) - ONLINE (16 Horas): link
Jetro Coutinho
Prof. JetroCoutinho
Diretor de Fiscalização da Preparação do Estado para enfrentamento ao Crime (TCU).
Bacharel em Administração pela Universidade de Brasília (UnB) e em Contabilidade (2024), pós-graduado em Direito Financeiro e Tributário (i), em Direito Administrativo (ii), em Gestão (iii) e Planejamento,(iv) Empresarial e em Administração Pública (v).
É especialista em gestão de riscos e controles internos e Auditor Federal do TCU, órgão no qual seus trabalhos têm sido premiados no prêmio Reconhe-Ser, que identifica os destaques no órgão.
É membro do Grupo de Trabalho de Gestão de Riscos em Processos de Fiscalização do Tribunal.Foi supervisor e coordenador do Levantamento de Governança do Tribunal de Contas da União (iGG e iGov).
Sempre envolvido com Governança, Gestão de Riscos, Controles Internos e Auditoria, foi Auditor-Chefe Adjunto de Governança e Inovação; Diretor da área de auditoria de Governança no Tribunal e Diretor de Governança de Segurança da Informação e Proteção de Dados Pessoais. Primeiro auditor do Brasil certificado em Auditoria Operacional pela INTOSAI (PESA-P Performance Auditor).
Membro do grupo de trabalho que implementou a IA Generativa do TCU: ChatTCU.
Representou o Brasil nas missões oficiais do TCU para a Turquia (Força Tarefa em Auditoria de Ética), Bulgária e Croácia (Study Visit em parceria com o Banco Mundial para conhecer o Sistema de Controle Interno desses países), França (54ª Sessão do Comitê de Governança Pública da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e África do Sul (Continuous Professional Development INTOSAI). Co-autor do livro “Sistema de Controle Interno no Brasil e na Europa”, Ed. Fórum.
Renato Fenili
Prof. Renato Fenili
Cargo: Subsecretário de gestão do Estado de São Paulo
Pós-doutorado pelo Instituto de Biotecnologia da Universidade de Brasília.
Doutor em Administração pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade de Brasília.
Mestre em Administração pela mesma instituição. Pós-graduado em Administração Pública.
Possui graduação em Ciências Navais pela Escola Naval. Ex-diretor de compras da Câmara dos Deputados.
Idealizador do Laboratório de Inovação em Compras Públicas (Lab-Comp), o primeiro do gênero na América Latina.
Atualmente cedido para o Estado de São Paulo na função de Subsecretário de Gestão, ocupou o cargo de Ex-Secretário Nacional de Gestão no Ministério da Economia.
Representante do Brasil na Rede Interamericana de Compras Governamentais (RICG).
Kleberson de Souza
Prof. Kleberson de Souza
Cargo: Auditor Federal de Finanças e Controle da CGU
Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU) há mais de 16 anos, tendo exercido as funções de Chefe do Núcleo de Auditoria, Chefe do Núcleo de Ações Especiais, Superintendente-Substituto e Superintendente Interino da CGU-MT.
Mestrando em Administração Pública pela FGV, Especialista em Direito e Controle Externo da Administração Pública pela FGV e em Auditoria Contábil e Tributária pela UFMT, com certificação internacional pela Internacional Organization for Standardization - ISO em Gestão de Riscos (C31000);
Coautor dos livros Como Combater à Corrupção em Licitações – Detecção e Prevenção de Fraudes, Como Combater o Desperdício no Setor Público – Gestão de Riscos na Prática e Auditoria Baseada em Riscos, todos lançados pela Editora Fórum em 2020 e 2022; autor dos livros de Avaliação de Controles Internos: Contratações Públicas e Implantação de Governança no Setor Público, lançados pela Editora Publicontas do TCE/MT em 2017 e 2019, respectivamente e autor do Guia de Implantação de Programas de Integridade das Empresas Estatais Federias, publicado pela CGU em 2015.
Professor de pós-graduação da UFMT com a disciplina Gestão de Riscos e Palestrante na área de auditoria governamental, detecção de fraudes em licitação e contratos, gestão de riscos e avaliação de controles internos.
Instrutor de Cursos de Capacitação da Controladoria-Geral da União (CGU) da competência Auditoria Baseada em Riscos.
Giovanni Pacelli
Prof. Giovanni Pacelli
Doutor e mestre em Ciências Contábeis pela UnB (programa UnB - UFPB - UFRN).
Integrante da Ordem do Mérito da CGU – grau comendador.
Condecorado com a Menção de Louvor da Câmara Legislativa do DF por sua atuação na área contábil.
Autor de 5 obras na Editora Juspodivm: (i) AFO, (ii) Contabilidade Geral, (iii)m Contabilidade Pública, (iv) Compliance e Integridade no Setor Público e Privado; (v) Guia de Sobrevivência do Ordenador de Despesas.
Professor do IBMEC desde 2023 na disciplina Contabilidade Tributária e IFRS do Master of Laws (LLM).
Professor na LEC (Legal, Ethics e Compliance).
Coordenador desde 2023 Master e Professor nas Pós-Graduações da Unyleya e 3R Capacita: (i) Controladoria e Contabilidade Aplicadas ao Setor Público; (ii) Compliance e Integridade no Setor Público; (iii) Detecção e Combate a Fraudes e Ineficiências no Setor Público; (iv) Licitações e Contratos sob a perspectiva da Lei n 14.133/2021.
Instrutor da ENAP (Escola Nacional de Administração Pública) (2021-2025) na Certificação Avançada em Desenvolvimento de Gerentes em Orçamento e Finanças Públicas, e no Curso Gestão Executiva em Ordenação de Despesa (2024-2025).
Atua como professor, palestrante e mentor em site solo voltado para concursos e no site do 3R Capacita em cursos profissionais nas temáticas Orçamento Público, Contabilidade Pública e Integridade.
Agraciado em 2019 com três prêmios de Excelência pela Controladoria-Geral da União (avaliação pelos pares): prêmio nacional no valor Transparência; prêmio nacional no valor Imparcialidade; prêmio de agente destaque na unidade: regional Ceará.
Fez parte da equipe agraciada em 2020 com dois prêmios pela Controladoria-Geral da União: (i) Trabalho Destaque da SCC (Secretaria de Combate à Corrupção): o Controle no Combate à Corrupção; e (ii) Trabalho Destaque da OGU (Ouvidoria-Geral da União): Tratamento e Qualificação de Denúncias da COVID.
Em 2022, sua unidade regional gerou R$ 2,49 bilhões de benefícios financeiros: 1ª posição do ranking nacional.
Em 2023, fez parte da equipe responsável pela elaboração e publicação do Modelo de Maturidade de Integridade Pública 1.0 da Secretaria de Integridade Pública/CGU que lhe rendeu em 2025 o prêmio de Trabalho Destaque da CGU - Eixo Educação e Cultura Ética e Integridade.
Auditor Federal de Finanças e Controle desde 2009, atuou: como Chefe de Divisão e Coordenador-Geral no Controle de Qualidade dos Serviços de Auditoria (2011-2014) da Secretaria Federal de Controle da CGU, como editor-chefe na Revista da Controladoria-Geral da União da 10 a 14 edições (2015-2017), como Coordenador-Geral na área de Governança, Desenvolvimento Institucional e Planejamento Estratégico (2014-2018) da Secretaria-Executiva da CGU, como Ordenador de Despesas (2015-2018) do PROPREVINE (Empréstimo junto ao BID), como Conselheiro do Regime de Recuperação Fiscal do Estado do Rio de Janeiro (2017-2018), como Assessor Especial na Presidência da República (2018), como Superintendente da CGU-Regional Ceará (2018-2023), na Secretária de Integridade Pública (2023) e como Ouvidor da Funasa (2023-2024).
Atualmente é o Secretário de Governança, Integridade de Transparência da UNILAB.
Thiago Ávila
Doutorando em Administração e Governo pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP) com etapa internacional na Universidade do Minho e na Operating Unit on Policy-Driven Electronic Governance da UNU-EGOV, United Nations University. Mestre em Modelagem Computacional do Conhecimento pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Especialista em Governo Digital pela Verbo Jurídico, MBA em Gerência Executiva de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Bacharel em Ciência da computação pela UFAL.
Professor de Administração de Empresas, Administração Pública e Tecnologia da Informação e Comunicação no Ensino Superior e Educação Corporativa. Palestrante Nacional e Internacional, tendo ministrado palestras e cursos no Brasil, Cuba, Dinamarca, México, Portugal e Rússia.
Servidor público há 23 anos, atualmente está como líder de projetos de Inteligência Artificial e Atendimento ao Cidadão no Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas. Foi o primeiro Superintendente de Governo Digital do Governo do Estado de Alagoas. Ocupou ainda cargos de Superintendente de Modernização da Gestão e Superintendente de Produção da Informação e do Conhecimento da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas. Fundou e foi o primeiro coordenador nacional do Grupo de Trabalho para a Transformação Digital nos Governos Estaduais e Distrital (www.gtdgov.org.br) pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Adminstração - CONSAD.
Autor do Livro "Transformação Digital, Tecnologia e Inovação nos Estados Brasileiros - Os caminhos para o ciclo 2023-2026". Autor de mais de 40 artigos técnicos e científicos. Coordenador da Trilha de "Transformação Digital em Governos Subnacionais" no dgO - Congresso Internacional da Digital Government Society desde 2020. Vencedor do Prêmio Global Public Service - categoria Digitizing Public Services em 2019 e esteve entre os 10 finalistas do Future of Government Awards 2023 - categoria Digital Leadership.
Fundador do Portal Transparência e Governo Aberto, especializado em temas relacionados a Transparência, Boa Governança e Aprimoramento da Oferta de Serviços Públicos (www.governosabertos.com.br)
Ronaldo Corrêa
Servidor público federal, atua há mais de quinze anos com logística pública, foi chefe do Setor de Administração e Logística Policial na Polícia Federal, Coordenador de Licitações na Controladoria-Geral da União e chefe da Divisão de Licitações no Ministério da Justiça e Segurança Pública. Graduado em Logística e pós-graduado em Direito Administrativo e Gestão Pública, atua como docente em programas de pós-graduação na Escola Mineira de Direito (EMD), no Instituto Goiano de Direito (IGD) e no Instituto de Pós-graduação e Graduação (IPOG), além de atuar como conteudista e instrutor de cursos no programa Gestão da Logística Pública da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e em cursos de licitação e contratos administrativos em outras instituições públicas e privadas. É articulista e também desempenha a função de moderador na comunidade Nelca de compradores públicos desde 2010.
Diocesio Sant'anna da Silva
Pós-graduado em Auditoria do Setor Público pelo Instituto Serzedello Corrêa do Tribunal de Contas da União. Especialista em Direito Administrativo pela Universidade Gama Filho. Professor universitário. Autor do Livro Consultoria em Auditoria Governamental, pela editora Fórum. Palestrante em diversos ramos do direito, já palestrou em importantes fóruns de auditoria e controle, como CONBRAI e Fóruns de Boas Práticas de Auditoria do Poder Judiciário. Instrutor do Instituto dos Auditores Internos, IIA Brasil. Instrutor e mentor dos cursos de Consultoria em Auditoria. Programa de Qualidade em Auditoria. Auditoria Baseada em Riscos e Auditoria Preventiva. Atualmente é executivo de auditoria do Superior Tribunal de Justiça.